As confraternizações do trabalho, os amigos secretos com os amigos, as festas com a família e pessoas especiais são sempre acompanhadas de alimentos e bebidas.
Ficar atento na hora de escolher o local das refeições, comprar os alimentos, preparar e servi-los é imprescindível para evitar as doenças transmitidas por alimentos, que ocorrem em maior número na primavera e no verão.
As medidas preventivas e condutas adequadas dos manipuladores de alimentos é primordial, aliado a matéria-prima em condições higiênico sanitárias e a conservação do produto final.
Alguns itens que devem ser observados na hora de preparar os alimentos
– Carnes bovina, suína e de aves devem ter procedência e inspeção sanitária de órgãos fiscalizadores e estarem completamente cozidas.
– O uso de ovo cru para preparações culinárias que não passam por cozimento é proibido. Dessa forma, a maionese deve ser preparada com ovos cozidos, ovo pasteurizado ou ovo em pó. Fique de olho na salada de maionese, patês e nos salpicões.
– As saladas verdes precisam ser higienizadas com solução clorada (confere aqui no blog que tem um conteúdo sobre isso).
– Para o preparo de sucos, utilize sempre água potável.
Se for consumir alimentos em restaurantes, lancherias e outros serviços de alimentação
– O local deve estar licenciado pela vigilância sanitária municipal.
– Observe a higiene geral do ambiente. Já ouviram aquele ditado: “Para saber como é a cozinha, observe as condições de higiene do banheiro’’. Sabia que é um direito do consumidor entrar na cozinha do estabelecimento?
– Observe as condições higiênicas de manipuladores e as condutas executadas.
– Evite consumir alimentos expostos em temperatura ambiente e em locais sem proteção adequada.
– Evite molhos em bisnagas, sem identificação de procedência, rótulos e data de validade.
Fique atento a essas dicas e aproveite as confraternizações.
Boas Festas a todos!
Meus contatos:
– WhatsApp: (54) 9 9174-4490
– Instagram: @crispigozzo
– E-mail: crispigozzo@gmail.com
Deixe seu feedback