Estamos agora no cultivo de tomates ecológicos e eu quero falar pra vocês que nós da agricultura familiar fazemos uma coisa diferente e desafiadora a cada dia.
Toda roça é como se fosse uma cidade. Na cidade, tem pessoas adultas, idosas, jovens, crianças, com saúde e as que não tem. E a todo momento estão nascendo e partindo pessoas. E o nosso trabalho aqui na agricultura ecológica é ter o cuidado com as plantas.
Toda vez que a gente toca numa planta, a gente esteriliza as mãos pra que não passe um possível vírus ou doença de uma planta pra outra.
E o interessante disso tudo é que a planta sente o carinho e o cuidado que a gente tem. É como um pai e uma mãe que vai e dá um beijo no filho na madrugada. E o filho pode estar não percebendo, mas ele está sentindo o carinho e o afeto que a gente tem para com eles. É assim mesmo que acontece com as plantas.
Então, aos poucos eu vou eliminando os galhos que não são produtivos pra deixar uma planta com uma flor bonita e produtiva pra logo mais termos os tomates.
Também gostaria de destacar na minha produção de tomates as flores que antecedem o fruto. E aqui só haverá fruto se ter polinização e para que haja polinização eu preciso que tenha abelhas. As abelhas são extremamente necessárias e fundamentais para que haja alimento.
Então, a agricultura é um todo, onde um precisa do outro.
Tudo é importante, cada abelha, cada inseto, cada movimento da natureza.
Volmir Forlin
Deixe seu feedback