O alimento percorre uma trajetória até chegar a sua mesa, não é mesmo? É por isso que a Segurança de Alimentos é primordial. A implementação de programas de qualidade e segurança de alimentos, em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até o produto final garantem um alimento inócuo para o consumidor.
Toda empresa possui esses programas de qualidade?
A legislação exige que todos os estabelecimentos que manipulam alimentos e bebidas possuam controles de processos, garantindo a segurança de alimentos. No entanto, isso é comprovado observando as condutas durante o processamento e os registros que comprovam a execução.
Mas fique atento! Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar são termos distintos, confere o que diferencia cada um deles:
Segurança de Alimentos
A Segurança de Alimentos tem origem na expressão “Food Safety”, e faz referência à garantia da qualidade e segurança de alimentos comercializados, ou seja, a função da segurança de alimentos é fazer com que os alimentos sejam saudáveis, livres da presença de contaminantes químicos (como metais pesados e resíduos de agrotóxicos), contaminantes biológicos (como as bactérias) e contaminantes físicos (partes de pedras ou insetos, por exemplo), visando não causar dano algum para a saúde ou integridade do consumidor final.
Segurança alimentar
Já a Segurança alimentar deriva da expressão em inglês “Food Security” e se refere à implantação de políticas públicas que visam garantir que todas as pessoas, em todo o mundo e em qualquer época, tenham o direito de acesso a alimentos com qualidade e na quantidade apropriada e suficiente para uma vida saudável e ativa.
É importante priorizar por produtos elaborados de acordo com a segurança de alimentos, e aliado às questões nutricionais, resultam em saúde para você.
Meus contatos:
– WhatsApp: (54) 9 9174 4490
– Instagram: @crispigozzo
– E-mail: crispigozzo@gmail.com
Deixe seu feedback