Cada dia que passa, nós consumidores estamos em busca de informações sobre os alimentos que estamos ingerindo.
Essas informações são possíveis quando as empresas possuem a rastreabilidade da produção de cada alimento.
Com o aumento de demandas, as empresas de alimentos precisam acompanhar o ritmo de consumo e manter-se atualizadas perante as exigências de qualidade e dos órgãos fiscalizadores, um exemplo é o procedimento de recolhimento de alimentos, que precisa estar documentado.
Na Pérola da Terra, no processo de suco de uva, por exemplo, temos registrado quem são os produtores de uva, qual o tempo e temperatura do processo, quantas garrafas foram envasadas de cada lote entre outras informações.
Com esses dados, conseguimos realizar o caminho inverso da cadeia produtiva, além de ser extremamente importante para a segurança de alimentos.
Na imagem, você pode ver que o pallet com as garrafas de suco, possui uma identificação que direciona no momento da rotulagem e também para acessar os registros realizados durante a safra da uva.
3 pontos relevantes na rastreabilidade de alimentos e bebidas
Podemos destacar três principais pontos que são relevantes na rastreabilidade de alimentos e bebidas:
1. Manter as informações sobre os fornecedores de matéria-prima e de embalagens.
2. Controle do processo produtivo.
3. Dados da distribuição do produto.
O elo da cadeia faz parte do controle de qualidade de alimentos, em outro momento falaremos sobre os demais itens da produção que precisam estar alinhados para atingirmos a excelência da qualidade.
Todos os produtos elaborados na empresa possuem as especificações citadas, e é através da rastreabilidade que temos a transparência de todo o processo.
Meus contatos:
- WhatsApp: (54) 9 9174-4490
- Instagram: @crispigozzo
- E-mail: crispigozzo@gmail.com
Deixe seu feedback